terça-feira, 9 de setembro de 2008

História



A história do maior conjunto habitacional da América Latina começa no final da década de 70. Por volta de 1977 a área de três grandes fazendas (Jaguaripe de Cima, Cajazeiras e Boa União) e da Chácara Nogueira, localizada entre a Estrada Velha do Aeroporto e a BR 324, foi desapropriada pelo então governador Roberto Santos para dar início ao Projeto Urbanístico Integrado de Cajazeiras.

A pedra fundamental foi colocada entre os anos de 1979 e 1983, no governo de Antônio Carlos Magalhães, contudo, foi na gestão de João Durval Carneiro (1983-1987) que a construção foi iniciada. Na época foram erguidas mais de 18 mil habitações populares entre casas e apartamentos numa área de aproximadamente 16 milhões de metros quadrados.

Considerado o maior conjunto habitacional da América Latina, Cajazeiras foi o primeiro bairro planejado da cidade de Salvador. O crescimento desordenado ocasionado pelo surgimento de inúmeras invasões, fez com que o bairro ficasse cada vez mais populoso. Com isso, os problemas sociais começaram a aparecer, principalmente, nas áreas de transporte e saúde.

Atualmente com quase de 700 mil habitantes, Cajazeiras é uma metrópole dentro de Salvador. Sua população ultrapassa a de Feira de Santana, segunda cidade mais populosa da Bahia. Quem visita o bairro pela primeira vez se perde entre as tantas quadras, ruas e setores. No total são nove Cajazeiras e quatro Fazendas Grande, além de Águas Claras, Palestina e Boca da Mata.

Crédito foto: Fernando Vivas / Agência A Tarde